Projeto Gifted
Sobre o programa
O programa tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de estudantes com alto rendimento intelectual, artístico, espacial, Corporal-cinestésico, intrapessoal e interpessoal atendendo às necessidades educacionais específicas, através de suplementação, respeitando o ritmo acelerado de aprendizagem de cada criança.
- Identificar e avaliar estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação;
- Entender cada criança e/ou adolescente na sua individualidade e proporcionar um ambiente rico em experiências, afeto e material humano capacitado para esse público;
- Promover complementação e suplementação educacional para estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação;
- Realizar acompanhamento e orientação de estudos da área de interesse das crianças e adolescentes com a respectiva adaptação de materiais e metodologias, possibilitando exploração e aprofundamento dos interesses;
- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que estimulem o processo de ensino e aprendizagem, com parcerias institucionais públicas e privadas;
- Promover suporte familiar para o entendimento de questões complexas que advém com a condição. Apoio através de palestras, material educativo, orientação e acompanhamento psicológico;
- Promover orientação/palestras em instituições de ensino para que novos talentos sejam descobertos e que as altas habilidades/superdotação saiam da invisibilidade e que os mitos em torno dessa condição sejam compreendidos e derrubados.
O que são altas habilidades
Comprometimento com a tarefa = forma refinada de motivação focada, determinação ou perseverança, energia focada em algo muito específico.
Criatividade = levantar questões que outras pessoas não tenham levantado, ter pensamentos e ideias diferentes, ser muito experimental.
Destaques: Pesquisadores do comportamento humano estão concorrendo para reconhecer o caráter especial das altas habilidades precocemente → motivo: progresso coletivo.
Plano de ação
- Competência acadêmica e potencial intelectual
- Artístico
- Espacial
- Corporal-cinestésico
- Intrapessoal – Interpessoal
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o tipo acadêmico, 5% da população têm algum tipo de altas habilidades/superdotação.
Levando em consideração as demais áreas de conhecimento, 15 % da população tem algum tipo de altas habilidades/superdotação (dados internacionais segundo o portal MEC).
Na maioria das vezes, esses talentos são perdidos ou danificados em virtude da falta de identificação e de ações pedagógicas voltadas para o atendimento de suas necessidades.