Projeto Gifted

Sobre o programa

O programa tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de estudantes com alto rendimento intelectual, artístico, espacial, Corporal-cinestésico, intrapessoal e interpessoal atendendo às necessidades educacionais específicas, através de suplementação, respeitando o ritmo acelerado de aprendizagem de cada criança.  

  • Identificar e avaliar estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação;
  • Entender cada criança e/ou adolescente na sua individualidade e proporcionar um ambiente rico em experiências, afeto e material humano capacitado para esse público;
  • Promover complementação e suplementação educacional para estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação;
  • Realizar acompanhamento e orientação de estudos da área de interesse das crianças e adolescentes com a respectiva adaptação de materiais e metodologias, possibilitando exploração e aprofundamento dos interesses;
  • Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que estimulem o processo de ensino e aprendizagem, com parcerias institucionais públicas e privadas;
  • Promover suporte familiar para o entendimento de questões complexas que advém com a condição. Apoio através de palestras, material educativo, orientação e acompanhamento psicológico;
  • Promover orientação/palestras em instituições de ensino para que novos talentos sejam descobertos e que as altas habilidades/superdotação saiam da invisibilidade e que os mitos em torno dessa condição sejam compreendidos e derrubados.

O que são altas habilidades

Comprometimento com a tarefa = forma refinada de motivação focada, determinação ou perseverança, energia focada em algo muito específico.

Criatividade = levantar questões que outras pessoas não tenham levantado, ter pensamentos e ideias diferentes, ser muito experimental.

Destaques: Pesquisadores do comportamento humano estão concorrendo para reconhecer o caráter especial das altas habilidades precocemente → motivo: progresso coletivo.

Plano de ação

  • Competência acadêmica e potencial intelectual
  • Artístico
  • Espacial
  • Corporal-cinestésico
  • Intrapessoal – Interpessoal

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o tipo acadêmico, 5% da população têm algum tipo de altas habilidades/superdotação.

Levando em consideração as demais áreas de conhecimento, 15 % da população tem algum tipo de altas habilidades/superdotação (dados internacionais segundo o portal MEC).

Na maioria das vezes, esses talentos são perdidos ou danificados em virtude da falta de identificação e de ações pedagógicas voltadas para o atendimento de suas necessidades.

Quer fazer parte do projeto?

Convidamos você a se juntar a nós e fazer a diferença na comunidade trabalhando em projetos e programas que visam melhorar a vida das pessoas. Entre em contato conosco para saber mais sobre como você pode ajudar.